Símbolos e História da Profissão

   A pedido do Prof. Esp. Flávio dos Santos, foi feita uma pesquisa sobre o curso que pretendo realizar na faculdade. Como eu escolhi ingressar na Academia da Força Aérea (AFA) e seguir carreira trabalhando na Força Aérea Brasileira (FAB), irei postar e comentar um pouco sobre os símbolos de ambas.
   • Academia da Força Aérea (AFA) - Ninho das Águias
  O símbolo da AFA apresenta uma águia, que respresenta a aviação, por ser a ave mais veloz; no centro da águia pode-se notar o símbolo da Força Aérea Brasileira. Abaixo, uma faixa com os anos 1919 e 1941, que significam, respectivamente, o ano da inauguração oficial da Escola de Aviação Militar e o ano em que foi criado o Ministério da Aeronáutica. Ainda nessa mesma faixa, há a frase "MACTE ANIMO I GENEROSE PUER, SIC ITUR AD ASTRA", que significa em latim "CORAGEM JOVEM! POR ESTE CAMINHO CHEGARÁS AOS CÉUS".
   • Força Aérea Brasileira (FAB) - Asas que protegem o País
  O símbolo da FAB apresenta um par de asas, que respresenta o lema da instituição. Ao meio uma espada. No site oficial da FAB ( http://www.fab.mil.br ) é possível abrir ou fazer o download em PDF do Manual da Marca da Força Aérea Brasileira ( http://www.fab.mil.br/cabine/publicacoes/manual_da_marca.pdf ).
Fontes: http://www.afa.aer.mil.br/index.php?option=com_content&view=article&id=27&Itemid=233
http://pt.wikipedia.org/wiki/Academia_da_For%C3%A7a_A%C3%A9rea_(Brasil
http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a_A%C3%A9rea_Brasileira
http://www.fab.mil.br/cabine/publicacoes/manual_da_marca.pdf
Todos acessados em 12 de agosto de 2014.


Símbolo da FAB 
Logo da AFA


   As origens da Força Aérea Brasileira  (FAB) encontram-se ainda em 1908, com o desenvolvimento da aerostação militar, centro destinado a abrigar balões de reconhecimento. Isso acabou não ocorrendo porque o primeiro voo de um balão militar no Brasil terminou com a morte de seu tripulante, o Tenente Juventino da Fonseca, o que desencorajou os militares a continuarem com o projeto.
   Os primeiros voos em aeronaves são de 1910, e o país ainda não tinha qualquer infraestrutura para organizar e registrar os primeiros aviadores. Assim, nossos primeiros pilotos tinham que obter seus brevês na França.
   A 14 de outubro de 1911 é criado o Aero-Club Brasileiro, com a participação tanto de civis como militares, que tinha como objetivo fundamental arrecadar fundos para a compra de material relacionado com o ensino da pilotagem, além de aviões para utilização do exército, que ainda eram poucos, distribuídos entre Marinha e Exército. As duas forças tinham sob sua responsabilidade as operações de aviação (que mais tarde delegadas a uma ramificação em particular das forças militares, a FAB).
   Na década de 30, o Correio Aéreo Nacional começará a ter destaque, pelo fato de conseguir ligar um país de grandes dimensões e de áreas ainda bastante inóspitas, de difícil comunicação, em especial nas suas regiões norte e centro-oeste.Em 1941 será criado o ministério da Aeronáutica, sob o qual estão subordinadas as Forças Aéreas Nacionais, entidade que em alguns meses terá seu nome mudado para FAB - agora, o Brasil tinha três forças militares constituídas: Exército, Marinha e Força Aérea. A FAB nascia com 430 aviões de 35 modelos diferentes, mas que eram considerados à época todos obsoletos. Um acordo de empréstimo e arrendamento com os EUA permitiu ao país obter modernos caças da marca Curtiss.
   Logo após, no final de 1942, o Brasil entra na segunda guerra mundial. Participam da composição da FEB (Força Expedicionária Brasileira) unidades do exército e da recém criada força aérea. Estas unidades foram designadas para a luta na tomada da Itália, incorporadas a duas divisões do exército norte-americano. A participação da força aérea brasileira, sob o lema de "Senta a Pua!", é até hoje um dos capítulos de maior destaque da aviação nacional.
   Após a campanha de destaque na guerra, a aviação como força militar cresce através dos anos. Em 1969 é criada a Embraer, em meio à política de substituição de importações fomentada pelo governo. A Embraer iria trabalhar em conjunto com a FAB em inúmeros projetos através dos anos, até sua privatização em 1994.
Fonte: http://www.infoescola.com/curiosidades/historia-da-forca-aerea-brasileira/ .
 Acessado em 12 de agosto de 2014.


Onde nasceu a Aeronáutica 

   Caros passageiros, nessa postagem sobrevoaremos sobre as localidades que são o berço da minha futura profissão. Apertem os cintos, abram suas janelas e apreciem as maravilhosas paisagens nessa volta ao passado.
   O poder aéreo nasceu em 1913, quando o homem adquiriu o controle sobre as máquinas voadoras, um pouco antes do inicio da Primeira Guerra Mundial.
   No Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro, se fez presente uma missão militar, com objetivo de treinar pilotos militares da Marinha e do Exército, visando ao emprego de aeronaves em objetivos militares.
Essa missão deu origem à Escola  Brasileira de Aviação em 2 de fevereiro de 1914.

Campo dos Afonsos

O Campo dos Afonsos é um bairro oficial da cidade do Rio de Janeiro, onde se localiza a Base Aérea dos Afonsos - BAAF, base da Força Aérea Brasileira estabelecida na Guarnição da Aeronáutica dos Afonsos. O Campo dos Afonsos também é conhecido como um dos berços da aviação brasileira pois sua história confunde-se com a história da aviação no Brasil. 
Além da base aérea, o Campo dos Afonsos também abriga outros órgãos da FAB, como a Universidade da Força Aérea (Unifa) e o Museu Aeroespacial (Musal).

MUSAL front.jpg
Base Aérea dos Afonsos
Fontes: http://freepages.military.rootsweb.ancestry.com/~otranto/fab/historia_fab.htm
             http://pt.wikipedia.org/wiki/Campo_dos_Afonsos
               Acessados em 7 de novembro de 2014.

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