Curiosidades

Filmes Relacionados à Aeronáutica



    Olá queridos leitores ! Como uns dos temas sugeridos pelo meu prof. Flávio dos Santos, hoje decidi sobrevoar os céus das estrelas cinematográficas que usaram seus talentos para retratar a vida de integrantes dessa maravilhosa profissão que eu escolhi! Neste post, estarei citando alguns filmes sobre a aeronáutica.
    O primeiro filme que pensei em citar aqui seja talvez um dos mais tradicionais sobre a aviação, o famoso Top Gun - Ases Indomáveis (1986)  é um filme norte-americano, do gênero ação, dirigido por Tony Scott. O roteiro de Jim Cash e Jack Epps Jr. é baseado num artigo de Ehud Yonay chamado "Top Guns" publicado na revista California. O filme conta a história de Pete "Maverick" Mitchell, um arrojado piloto de caça da Marinha dos Estados Unidos que é selecionado para participar do curso na Navy Fighter Weapons School ou Top Gun, após seu companheiro abandonar a aviação de caça. Lá se envolve com Charlie, instrutora na escola e desenvolve uma rivalidade com outro aluno, Ice. O filme foi premiado com o Oscar de melhor canção por "Take My Breath Away", do grupo Berlin.
   Outro filme em que pensei foi o Águia de Aço (1986), dirigido por Sidney J. Furie o filme conta a história de um piloto da Força Aérea Americana que é abatido em uma missão perto da fronteira de um país do Oriente Médio. Ele acaba se tornando prisioneiro e, após um rápido julgamento, é condenado por espionagem, sendo enforcado em três dias. Assim, seu filho adolescente Doug Masters (Jason Geça Aérea fortemente armados para resgatar seu pai. Para esta missão ele convence o coronel Charles "Chappy" Sinclair (Louis Gossett Jr.), um piloto de caças reformado, para ajudá-lo na missão.
   Quem tiver interesse em saber mais e ter uma breve noção de como trabalham os aviadores e outros militares integrantes da aeronáutica, estão ai duas ótimas opções para assistir ! 
   Obrigada pela atenção!
 drick), é ajudado por seus amigos e elabora um arriscado plano, que consiste em pegar dois jatos da For

                 Acessados em 30 de outubro de 2014



Livros relacionados à Força Aérea


   Bom, como sugerido pelo meu professor de empreendedorismo Flávio dos Santos, falarei para vocês nesse post sobre livros que citam e falam sobre a Força Aérea.
  A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Action Editora lançaram dia 16 de dezembro de 2013 em Brasília, o livro “H-24! Vinte e Quatro Horas na Força Aérea Brasileira”.
   A publicação é um registro fotográfico que mostra a variedade de ações empreendidas pela FAB, durante um dia, para cumprir sua missão constitucional de defender e controlar o espaço aéreo. 
   Cerca de 200 fotografias retratam desde o trabalho de taifeiros, as ações cívico-sociais, a formação dos futuros profissionais até os equipamentos, as aeronaves e os diversos treinamentos realizados pelos militares de norte a sul do país e, também, no exterior. 
   O livro é escrito em Português, Inglês e Espanhol. “Esta obra é muito importante e permite que outros países conheçam o nosso trabalho”, ressaltou o Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Machado Vieira.
  • Publicações
A FAB já foi tema de outros livros publicados pela Action Editora. “Asas da Força Aérea Brasileira” já está na terceira edição. Também foram produzidos: “Do CAN ao SIVAM – A FAB na Amazônia”; “Heróis dos Céus – a Iconografia do 1º Grupo de Aviação de Caça na Itália” e "Aviação Brasileira – Sua História Através da Arte”. “Esses livros são uma forma de contar um pouco da história e das atividades da Força Aérea Brasileira”, explicou o presidente da Action Editora, Carlos Lorch.

Fonte: http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/17441/LAN%C3%87AMENTO-%E2%80%93-Livro-retrata-as-diversas-atividades-da-FAB-em-24-horas
          Acessado em 07 de novembro de 2014.


Caça de decolagem vertical


Quem visitou Sun’n Fun já viu, junto à entrada principal, um dos dois aviões de caça Lockheed XFV-1 Salmon de decolagem vertical que foram construídos, desajeitadamente pousado sobre a sua cauda. Em uma tentativa de explorar novas áreas do poderio aéreo e estimulada pela concorrência com a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), nos anos 1950, a Marinha Norte-americana (US Navy) iniciou os estudos de caças de decolagem e pouso verticais (VTOL). O Salmon, junto com o seu concorrente, o Convair XFY-1 Pogo, foram interessantes conceitos que poderiam ter permitido aos aviadores navais ir para o combate decolando praticamente de qualquer lugar, sem a necessidade de um aeroporto ou um porta-aviões. O conceito pode ter sido inspirado, em parte, pela velocidade com que as tropas chinesas arrasaram as bases aéreas norte-americanas na Coreia em janeiro de 1951. Mesmo que ele tenha tido boa potência, é questionável se o Pogo teria entrado em serviço. Ao contrário do seu concorrente, o Salmon nunca realizou uma decolagem ou um pouso vertical bem-sucedido. Quando os testes terminaram, a Marinha continuou com o desenvolvimento de aeronaves convencionais.
Lockheed XFV-1 Salmon
Fonte: http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/curiosidades_1694.html
           Acessado em 7 de novembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário