Além dos benefícios os militares ainda podem receber gratificações de cunho único, dependendo do merecimento. Então basicamente falamos o salário do militar pelo soldo, mas saiba que fora o soldo ainda existem os benefícios e que quanto maior a carreira do militar maior a porcentagem de benefícios em relação ao soldo.
Para se tornar um oficial-aviador você deve antes ingressar na Academia da Força Aérea (AFA) e realizar o curso de Formação de Oficial-Aviador (CFOAv), que dura 4 anos.
Os cadetes do primeiro, segundo e terceiro anos da AFA recebem atualmente 726 reais. No quarto ano o soldo aumenta para 894 reais. Após formado o cadete é promovido a aspirante, e permanece nessa graduação até completar seu curso de especialização operacional (especialização em aviação de caça, helicóptero ou aviação de transporte), recebendo 4.323 reais de soldo fora os benefícios.
Após formado piloto operacional (1 ano), o aspirante é promovido a graduação de 2º tenente, que ganha 4.590 reais fora os benefícios. Após cerca de 3 anos, o oficial é promovido a 1º Tenente que ganha 5058 reais de soldo mais os benefícios. De 5 em 5 anos, geralmente o oficial recebe uma promoção. Capitão ($5.340), Major ($6.777), Tenente-Coronel ($6.915), Coronel ($7.044).
No entanto, quanto maior a patente, maior o número de cursos, importância da função de comando... enfim... um coronel com seus 40 e poucos anos já está ganhando na casa de 10/12 mil reais, ou até mais.
Mesmo acrescido dos benefícios o Oficial-Aviador, ainda ganha menos do que um Comandante Piloto de Linha Aérea, na aviação comercial. No entanto é preciso ressaltar alguns pontos positivos em relação ao setor civil.
-> Treinamento caríssimo e de ponta (totalizando aproximadamente 200 horas de voo), em aeronaves muito mais avançadas do que na maioria da aviação de instrução primária civil, e sem qualquer custo. Para se formar um piloto comercial civil e todos os cursos (IFR,Multi, Jet, Agrícola), a pessoa gasta em média 80/100 mil reais.
-> Estabilidade Financeira e plano de carreira garantido, geralmente até a patente de Coronel. Um piloto comercial, logo após formado, ainda precisa trabalhar como instrutor ou rebocador, trabalhos que não rendem muito dinheiro, apenas para acumular horas de voo. Após uma quantidade razoável de horas de voo, o piloto consegue empregos mais rentáveis... E apenas após uma grande experiência na aviação geral (1000/1500 horas) o piloto ingressa nas grandes companhias aéreas.
-> Possibilidade de ingresso na Reserva Remunerada, aposentando-se com salário integral. Coisa exclusiva das forças armadas.
-> Possibilidade de especialização em institutos de nível de excelência altíssimos, como o Instituto de Tecnologia Aeronáutica e possibilidade de intercâmbio com centro tecnológicos do mundo inteiro, custeado pela Aeronáutica. Podendo se graduar em vários tipos de engenharia.
-> O Oficial-Aviador, logo após formado, possui diploma duplo. Primeiro em Bacharel em administração e segundo em ciências Aeronáuticas. Um piloto civil, tem paralelamente gastar com uma faculdade para arranjar emprego mais facilmente.
Tabela do Soldo dos Militares
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